STUDIO 33 EM FOCO: Lembranças de uma infância - Papo com o Artista

Lembranças de uma infância - Papo com o Artista

Por Allef Heberton - Colunista do Studio 33 Em Foco

Oioi, Gente.

Eu estava aqui olhando pra rua onde eu cresci. Na minha memória, as lembranças mais doces de uma infância recheada de brincadeiras e diversão. 
A rua Prefeito Cristiano Lages, sempre foi conhecida como "A rua de baixo", o lugar ideal para as crianças e jovens brincarem sem receio. 
Brincadeira de Rua - Queimada - Itinga-MG


Eu cresci ao lado da casa de Darlene, com seus 4 filhos: Fah, Taffa, Bela e Réh, de idades parecidas com a minha. A gente, na nossa infância, era a personificação da criança com todos os seus atributos, desde a inocência até a "malineza". Vivíamos, nós 5, mais uma porção de jovens que não moravam na rua, mas desciam para apront.. Brincar com a gente. Amávamos jogar queimada, rouba bandeira, sete cacos, pau na lata e esconde-esconde. Éramos os Power Ranger, que protegiam o quintal. Numa dessas, Taffa acertou o olho de Bela com um golpe de uma arma voadora. Foi nossa aposentadoria.
Brincadeira de Rua - Sete cacos - Itinga-MG

 A nossa diversão favorita era bater na porta dos outros e sair correndo. Pedro Paulo era o chefe da gangue, não tinha uma casa que escapava dele. "Pega o lê" "iiii doid" "CÓrrrrr, que lá vem fulano". Ah, se Bela e Pedro fossem as crianças que eram no passado, hoje, não tinha um jegue na rua. Eles corriam com todos.
Brincadeira de Rua - Itinga-MG


Dessa porta vejo minha rua e os vizinhos tão silenciosos. Sinto a falta dos gritos das crianças e dos adolescentes. Em um passado não tão distante, as pessoas interagiam olhando nos olhos, se abraçando de verdade, brigando e fazendo as pazes com a mesma velocidade.
Crianças reunidas para as brincadeiras de Rua - Itinga-MG

As brincadeiras de rua marcam para sempre a vida de quem está nelas. Ali criamos laços para sempre, seja de afeto ou de respeito. Incentivem os seus filhos, irmãos e amigos a serem livres de verdade. A brincarem, se sujarem de terra, a não terem medo de cair. Eles irão crescer adultos como eu, felizes, com um passado que me tira sorrisos e com histórias para contar. 
Brincadeira de Rua -  Itinga-MG


OBS: Fotos das brincadeiras antes da pandemia


Falando em histórias, me contem um pouco da sua infância. Tem alguma coisas nessas brincadeiras que vocês queiram relatar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário